No próximo dia 5 de abril, simultaneamente, na UFRGS e no Instituto Kellogg da Universidade de Notre Dame (EUA), ocorre a conferência “Cidadãos e o Estado: Opinião Pública, Democracia e Desenvolvimento no Brasil”. Um time de convidados discute as temáticas desde a universidade estadunidense e da UFRGS, sendo o evento transmitido entre as instituições. Na UFRGS, a atividade ocorre no Polo UAB do Campus do Vale (Prédio 43.124, Av. Bento Gonçalves, 9.500), a partir das 9h. O evento contará com transmissão online ao vivo, cujo link de acesso será disponibilizado na página no Facebook da conferência.

Os debatedores desde o Brasil serão: Julian Borba e Renata A. de Oliveira (UFSC), Daniel Capistrano (INEP), Tiago Vier, Herique Cralos de Castro e Sonia Ranincheski (UFRGS), Cesar Marcello Baquero Jacome (UFRGS), Jakson Alves de Aquino (UFC). Dos EUA, falam Marika Csapo (Vanderbilt University), Amanda Fidalgo (Penn State University), Daniel Hidalgo (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e Mariana Batista (UFPE), Gladyz Mitchell-Walthour (University of Wisconsin) e David Samuels (University of Minnesota).
Os convidados apresentam seus trabalhos sobre democracia e desenvolvimento no Brasil com a utilização de dados de opinião pública do World Values Survey e do Americas Barometer.

O professor da UFRGS Henrique Carlos de Castro e a professora da University of Notre Dame Amy Erica Smith são os organizadores do evento. A atividade foi programada ano passado, quando Castro foi professor convidado junto à instituição dos EUA.

O Prêmio Global Challenges 2017: Novas Formas oferece US$ 5 milhões para as melhores ideias, capazes de criar um modelo de governança global mais eficaz na prevenção de ameaças, com foco em quatro “megarriscos” interligados: mudanças climáticas, danos ambientais, conflitos (inclusive armas nucleares e de destruição em massa) e pobreza extrema. Os participantes devem considerar também as implicações de uma crescente população mundial, que, conforme dados da ONU, será de 11 bilhões de habitantes em 2100.

O prazo para submissão dos projetos vai de 1 de abril até 30 de setembro de 2017. Mas atenção: é preciso realizar um cadastro na página da Global Challenges Foundation até 31 de março de 2017 demonstrando interesse em participar.

O Prêmio Global Challenges 2017: Novas Formas foi assim denominado por ter a proposta de reformular e reestruturar as formas de cooperação global. A premiação não busca uma fórmula para resolver problemas individuais ou evitar riscos específicos. Em vez disso, pede-se que os participantes projetem uma concepção de estratégias de decisões internacionais, capaz de enfrentar os crescentes desafios globais. O modelo proposto pode abranger uma estrutura global inteiramente nova ou uma proposta de reforma dos sistemas existentes.

Através dessa premiação, a Fundação Global Challenges pretende estimular as ideias de governança global visionárias de grandes gênios da academia, políticos, sociedades civil e de negócios, a fim de fundir abordagens corajosas e transformadoras. A Fundação faz chamadas no mundo inteiro, em cooperação com instituições respeitadas em todos os continentes, e em próxima colaboração com especialistas e profissionais, que trabalham em instituições de governança global, como a ONU.

O Prêmio da Fundação Global Challenges está aberto para todos – indivíduos, grupos de indivíduos, companhias e associações – em qualquer parte do mundo, de novembro de 2016 a setembro de 2017. As melhores propostas serão avaliadas por uma banca examinadora de especialistas, com experiência acadêmica. Os vencedores serão selecionados por um júri internacional, composto por pessoas respeitadas no cenário global. A premiação dos vencedores ocorrerá em abril de 2018. As propostas selecionadas serão divulgadas e debatidas por pessoas influentes mundialmente.

Para mais informações sobre o Prêmio Global Challenges 2017: Novas Formas, visite:
www.globalchallenges.org

A Comissão Eleitoral para as Eleições das Diretorias Regionais da ABCP informa que recebeu e homologou todas as inscrições das chapas abaixo:  

A Comissão também informa que foi publicado um comunicado completo a respeito das Eleições das Diretorias Regionais no link abaixo:

Conheça as chapas inscritas para as Eleições de Diretorias Regionais da ABCP e saiba mais sobre o processo eleitoral

 

SUDESTE (2 chapas)

CHAPA 1

CARGO NOME INSTITUIÇÃO
Diretora Regional Helcimara de Souza Telles UFMG
Vice-Diretor Felipe de Moraes Borba UNIRIO
Secretária Executiva Regional Vera Alves Cepêda UFSCar

 

CHAPA 2

CARGO NOME INSTITUIÇÃO
Diretora Regional Marta Mendes da Rocha UFJF
Vice-Diretor Vitor de Moraes Peixoto UENF
Secretário Executivo Regional Lidiane Soares Rodrigues UFSCar

 


SUL (chapa única)

CARGO NOME INSTITUIÇÃO
Diretor Regional Paulo Sérgio Peres UFRGS
Vice-Diretora Renata Schlumberger UEL
Secretário Executivo Regional Tiago Daher Padovezi Borges UFSC

 NORDESTE (chapa única)

CARGO NOME INSTITUIÇÃO
Diretora Regional Cinthia Regina Campos Ricardo Silva UFPE
Vice-Diretor Rodrigo Barros de Albuquerque UFS (Universidade Federal do Sergipe)
Secretário Executivo Regional Vitor Eduardo Veras de Sandes Freitas UFPI

 CENTRO NORTE (2 chapas)

CHAPA 1

CARGO NOME INSTITUIÇÃO
Diretor Regional Bruno de Castro Rubiatti UFPA
Vice-Diretora Malena Rehbein Rodrigues Sathler CEFOR
Secretário Executivo Regional Breno Rodrigo de Messias Leite Faculdade Metropolitana de Manaus

 

CHAPA 2

CARGO NOME INSTITUIÇÃO
Diretora Regional Danusa Marques UNB
Vice-Diretor Francisco Mata Machado Tavares UFG
Secretário Executivo Regional João Paulo Saraiva leão Viana UNIR (Universidade Federal de Rondônia)

A ABCP está em processo de regionalização, para esse processo foram criadas quatro Diretorias Regionais: Centro-Norte, Nordeste, Sudeste e Sul e um processo eleitoral foi aberto. Entenda como as eleições regionais irão funcionar:

Como serão feitas as eleições para as Diretorias Regionais?

A ABCP abriu iniciou o processo de inscrição das chapas no dia 6 de fevereiro de 2017 e finalizou as inscrições no dia 15 de março. Os candidatos se inscreveram em chapas de 3 membros, respeitando as regras previstas no Edital de Eleições das Diretorias Regionais lançado em fevereiro.

A votação será por meio eletrônico. Todos os associados e associadas, na categoria Sócio-Efetivo, que realizarem o recadastramento a partir do dia 10 de abril de 2017 no novo site da ABCP, e que estejam em dia com a anuidade de 2017,  estarão aptos a votar na regional correspondente à sua região entre os dias 17 e 28 de abril de 2017 no novo site da ABCP.

Quantas chapas se inscreveram?

Foram recebidas as inscrições de 2 (duas) chapas para a região Centro-Norte; 2 (duas) também para Sudeste; e uma chapa para as demais regiões, no total de 6 chapas inscritas. Todas as chapas foram homologadas pela Comissão Eleitoral.

Quem são os membros das chapas inscritas?

Clique aqui e conheça as chapas inscritas e homologadas para as Eleições das Diretorias Regionais.

Como e por quanto tempo será feita a campanha eleitoral das Diretorias Regionais?

As chapas poderão realizar campanha eleitoral a partir das 00h do dia 17 de março e 2017 e deverão encerrar as atividades de campanha às 23h59 do dia 16 de abril de 2017.

Nas regiões em que haverá disputa entre chapas, como será definida a eleição?

A chapa com maior número de votos será eleita. Em caso de empate, o critério adotado para desempate será de soma das idades dos membros da chapa, sendo eleita aquela que alcançar maior soma. Esses critérios estão definidos nos Artigos 11 e 12 do Edital de Eleições das Diretorias Regionais da ABCP.

Vou poder votar em mais de uma chapa regional? Como vou saber qual é a minha região?

Não. A partir do recadastramento, o associado definirá no seu registro a sua região de domicílio eleitoral junto à ABCP. Não será possível modificar a região de domicílio eleitoral após a escolha, sendo necessária uma requisição formal para realizar a mudança posteriormente. Dessa forma, o associado só poderá votar em uma das chapas correspondentes à sua região.

Não sou Sócio-Efetivo, vou poder votar nas eleições das Diretorias Regionais?

Não. Apenas associados na categoria Sócio-Efetivo têm poder de voto e estão aptos a serem votados segundo o Estatuto da ABCP.

Tenho dúvidas a respeito do processo eleitoral, como posso entrar em contato?

Através do Formulário de Contato da nossa página. Se você é membro de uma chapa concorrente nas eleições, por favor, entre em contato diretamente pelo e-mail institucional encaminhando solicitação junto à Comissão Eleitoral.

É com profundo pesar que a ABCP informa o falecimento do Professor Israel Roberto Barnabé, ocorrido em razão de acidente rodoviário na madrugada do dia 18 de fevereiro de 2017. Com formação na Unicamp e na Unesp, Israel era docente da Universidade Federal de Sergipe desde 2009, onde contribuiu de forma consistente e serena para o desenvolvimento da Ciência Política e das Relações Internacionais. A ABCP expressa aqui seus sentimentos à família de Israel assim como aos seus colegas da UFS, onde certamente ele será sempre lembrado.

Diretoria da ABCP (2016-2018)


1 2 3 4 45
Pesquisar

Notícias Recentes

©2013-2015 - Associação Brasileira de Ciência Política